sábado, 29 de janeiro de 2011

A vitória de Cavaco

Cavaco ganhou com 53%. Alegre teve 20%, Nobre 14%, Lopes 7%, Coelho 5% e Moura 2%.

Cavaco saiu-se com um discurso de vitória rançoso. E com esse discurso tentou calar para sempre as histórias do BPN. Eu não fiz campanha contra Cavaco utilizando o caso das acções e o da vivenda mas hoje parece óbvio que foram duas ofertas do BPN e da sua máfia. No caso das acções é uma oferta sem consequências mas o da vivenda implica que Cavaco aceitou um negócio de troca da sua vivenda velha por uma maior, nova e à beira da praia. Foi declarado o mesmo valor para as duas e o que resultou é que Cavaco assim fugiu ao pagamento da SISA. Ele pode querer calar estes factos mas a verdade é que deixam nódoa e Cavaco cada vez que falar da sua superioridade terá sempre uma nódoa visível.

E fico à espera que Cavaco cumpra o que disse: não concorda com os cortes nos salários, quer uma repartição justa dos sacrifícios e defende um imposto extraordinário sobre os mais ricos

Cavaco ganhou mas foi o presidente reeleito com menos votos até hoje, menos que Sampaio, Soares e Eanes.

Cavaco ganhou com 2.230.240 votos mas se contarmos com os votos brancos e os nulos, teve menos de metade dos votos das pessoas que foram votar – 2.259.907 pessoas não votaram em Cavaco.

Mas Cavaco ganhou à primeira volta. Lopes, Coelho e Moura tiveram o resultado que eu pensava. Nobre teve um resultado melhor do que eu pensava. Quem se espalhou ao comprido foi Alegre.

Alegre teve menos votos que à 5 anos. Teve uma campanha desastrosa, com o apoio de um Governo cada vez mais criticado e do BE que num dia atacava o governo e no outro dia andava com Alegre de mãos dadas com os membros do Governo. Isto é tortuoso.

Alegre deveria ter feito a sua campanha só com o movimento que o apoiou à 5 anos e à parte disso que o apoiassem à distância.

O voto em Nobre, os brancos e os nulos, quase 700.000, assim como cada vez mais abstenção, revela um número crescente de pessoas que não acreditam nos partidos e neste sistema.

A abstenção vai subindo de eleição em eleição. Como podemos ser tão mal agradecidos com a democracia? É melhor vivermos em ditadura e levar pelos queixos sempre que se abrir a boca?

Quantos não conseguem compreender que política é tudo o que influencia a sua vida dia-a-dia? Quantos estão contentinhos com a sua triste vida? Continuem a não ir votar e deixem que os outros decidam a vossa vida...

Na Freguesia de Santa Bárbara de Nexe, Cavaco ganhou com 52%, Alegre teve 18%, Lopes teve 14%, Nobre teve 11%, Coelho teve 4% e Moura teve 1%. Cavaco teve 691 votos mas os que não votaram nele foram 740 pessoas...

Sem comentários:

Enviar um comentário