quarta-feira, 20 de abril de 2011

FMI - Não estamos todos no mesmo barco

Quem anda de braço dado com o FMI? Até podem disfarçar que andam a negociar melhores condições com o FMI mas o que vai ser aplicado não tem melhoras é será gravíssimo para as classes médias e baixas: redução de salários, aumento de impostos, cortes na educação, saúde e segurança social, aumento da idade da reforma, etc, etc...

Quem anda de braço dado com o FMI? O governo, PSD e CDS, os grandes empresários, os banqueiros, todos com a boca cheia: vamos todos ter que fazer sacrifícios; vamos todos contribuir para a resolução dos problemas do país.

Mas este todos é muito relativo e quem geralmente fala assim não dá o exemplo.

Por exemplos os banqueiros, tão preocupados com o futuro de Portugal, tão portugueses, que entre 2008 e 2010 foram buscar ao Banco Central Europeu 80 mil milhões de euros a 1% de juros para depois emprestar, especialmente ao Estado português, a juros entre os 5% e os 8%. Essa diferença deu-lhes um lucro de 4 mil milhões de euros. Mas quem paga esse lucro? Todos nós que pagamos impostos que financiam o Estado ou que vamos sofrer com aumentos e cortes, tudo para se apurar verbas para pagamento desses lucros.

Também é incrível que os bancos portugueses, de 2009 para 2010, tiveram mais 13% de lucros e pagaram menos 26% de impostos!!!!

Não poderiam esses senhores terem menos lucros ou pagarem os impostos como deviam e em contrapartida as classes médias e baixas não eram completamente espremidas?

Não estamos todos no mesmo barco e os sacrifícios não são para todos. Enquanto assim for não haverá soluções minimamente consensuais, nem paz social.

Sem comentários:

Enviar um comentário