quinta-feira, 10 de março de 2011

Farto do Cavaco, farto do Sócrates e farto do Passos Coelho que ainda não chegou lá

Cavaco, fala, fala e não faz nada. É político à 30 anos, foi primeiro-ministro, foi quem começou a destruição da indústria, pesca e agricultura, foi quem começou a pôr mamões no estado e outros fora do estado agarrados à mama do estado. É Presidente da República e é só blá blá. Teve ao seu lado nas eleições uma carrada de gente dos que açambarcam tudo e matam o pequeno e o médio.

Sócrates é o homem que fala dos sacrifícios e toma medidas em que são as classes média e baixa que pagam a crise criada pelos super-ricos. Nas medidas de Sócrates, 60% são cortes e aumentos de impostos sobre os trabalhadores, 30% são cortes no Estado que afectam serviços públicos cujos utilizadores são as classes baixa e média e somente 10% são o contributo de grandes empresas, bancos, etc. São os pobres que pagam a crise criada pelos ricos!

Passos Coelho o que anuncia é baixar todos os salários em Portugal, pôr toda a gente sem garantia nenhuma de trabalho e pôr mais uns mamões à mesa.

Nenhum desses 3 querem mexer no verdadeiro problema. Será que não conseguem ver que o problema está na mal distribuição da riqueza produzida? O que faz falta é trabalho bem pago e garantias de futuro. Nunca Portugal foi tão rico mas como em quase todo o mundo a riqueza está a ser entregue a meia dúzia. Dizem que essa meia dúzia quanto mais rica for fará crescer sei lá o quê mas na realidade Warren Buffet, milionário e investidos norte-americano, denuncia que o favorecimento aos super-ricos americanos apenas e só os tornou mais ricos enquanto o americano médio não foi a lado nenhum, ficou sempre na tremideira. O FMI publicou um estudo concluindo que a crise financeira foi provocada pelo aprofundamento do fosso entre pobres e ricos. Tal como aconteceu na Grande Depressão, a crise financeira resulta da concentração de riqueza nos mais ricos e o crescente acesso ao crédito dos mais pobres, sem recursos para viver nas sociedade modernas.

Vejam bem o gráfico do EUA, que é um modelo aplicável a Portugal e a todo o mundo.
Desde 1979 a riqueza de 1% de super-ricos aumentou quase 400% e a riqueza de 80% da população ficou na mesma ou caiu.


É a queda dos salários. As estatísticas dizem que do PIB (Produto Interno Bruto) português, da riqueza do pais, em 1973, 56% era para ordenados, em 1975 passou para 69% mas depois foi caindo e em 2009 apenas 52% da riqueza nacional foi para ordenados

Porra eu quero um futuro para o meu filho, merece tanto como esses 1% super-ricos e existe riqueza suficiente para todos. Ou dão a volta a isto ou rebenta tudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário