sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Párem de mimar os super-ricos

Párem de mimar os super-ricos, escreveu Warren Buffett, no New york Times.

O terceiro maior milionário do mundo disse que ouviu os governantes dizer que os sacrifícios eram para todos mas os super-ricos ficaram de fora dos sacrifícios, enquanto a maioria dos americanos luta para conseguir fazer chegar o seu dinheiro ao fim do mês.

Warren Buffet até diz que muitos dos super-ricos até não se importariam de pagar mais impostos mas após, anos de favorecimentos e políticas de direita dos Bush, através de facilidades fiscais e da baixa tributação dos dividendos accionistas, pagam apenas 15% de impostos, quando em 1977 pagava 40% de imposto nos seus dividendos accionistas. Quem trabalha com ele pagou entre 22% e 41%.

Já há algum tempo atrás tinha lido um artigo de opinião em que Warren Buffet dizia que desceram os impostos aos ricos com a desculpa que iriam ter mais dinheiro para investir e para criar empregos e nada disso aconteceu. Nos EUA, desde 1979 os rendimentos de 1% de famílias super-ricas aumentou quase 400% e os rendimentos de 80% das famílias ficou na mesma ou caiu.

Em Portugal, os imposto extraordinário de 50% do subsidio de natal não se aplica aos dividendos accionistas e aos juros dos depósitos, grandes rendimentos dos nossos milionários.

Os sacrifícios não são para todos e de certeza que não foram os trabalhadores e os pensionistas que criaram esta crise mas agora vão pagá-la.

Pensem com a cabeça e não com os pés.

Podem ler o artigo em inglês em http://www.nytimes.com/2011/08/15/opinion/stop-coddling-the-super-rich.html

Sem comentários:

Enviar um comentário