terça-feira, 5 de julho de 2011

Portugal é LIXO

Portugal é LIXO. Diz uma obscura agência Moody's, daquelas que diziam que o banco americano Lehman Brothers era ouro, no próprio dia em que o banco faliu.

LIXO é todo o sistema mundial que foi montado nos últimos 30 anos. Em Portugal aconteceu o mesmo. O dinheiro já não se reproduz por via do investimento produtivo. Produzir, vender, empregar. O dinheiro reproduz-se por via da especulação, nas bolsa, na dívida, nos bens.

Américo Amorim tornou-se no homem mais rico de Portugal, não por ter aberto mais 10 fábricas de cortiça ou mais 20 hotéis, mas por lhe terem caído nas mãos mais de 15% das acções da Galp. A Galp deixou de ter como objectivo estar ao serviço do desenvolvimento de Portugal. Temos o segundo gasóleo e a terceira gasolina mais caros da Europa antes de impostos. A Galp passou a ter por objectivo ter lucros chorudos para serem distribuídos pelos seus accionistas (e 55 milhões para Amorim), dos quais o Estado vai deixar se fazer parte por acção deste Governo PSD+CDS+PASSOS COELHO+PORTAS+FMI.

É todo um sistema que tem sido montado a cumplicidade dos governantes, a começar com Cavaco e a acabar em Sócrates. Mas é um sistema que está à beira do colapso: as pessoas não vão aguentar tantos cortes.

Warren Buffet, milionário e investidor norte-americano, denunciou que este sistema de favorecimento aos super-ricos apenas e só os tornou mais ricos enquanto a larga maioria da população vê as suas condições de vida cairem.

Sem comentários:

Enviar um comentário