domingo, 31 de julho de 2011

Subsidio para uma Associação – Parte 2










Ontem realizou-se o festival de folclore do Rancho da Associação Nexense e contou com a participação da Marcha Popular da Sociedade Bordeirense.

As duas associações são o exemplo da importância das Associações. Na nossa Freguesia temos 8 Associações activas, o que é um numero muito acima de muitas outras freguesias com dimensão semelhante à nossa.

No festival de folclore deixei uma mensagem de esperança para as associações que estão a sentir e ainda vão sentir mais dificuldades com o corte de apoios financeiros do Estado. Mas também deixei uma mensagem para que não baixem os braços, para trabalharem e também irem à luta para reivindicar e obter o que merecem.

Não podemos deixar morrer os ranchos, nem as associações, porque uma terra sem tradições e sem cultura é uma terra sem alma e igual a tantas outras terras sem vida e sem nada que as diferencie e valorize.

É preciso apoiar financeiramente as Associações da nossa Freguesia e se os tempos estão difíceis e ainda vão ficar mais é preciso pensar com a cabeça e não com os pés.

A Junta de Freguesia tem um orçamento anual de 70 mil euros e a Câmara Municipal de 30 milhões de euros.

Se a Junta de Freguesia dá um subsidio de 500 euros do seu orçamento, o mesmo peso no orçamento da Câmara significa que esta teria de dar 215 mil euros.

É fácil ver que o esforço que a Junta faz não tem comparação com o da Câmara.

Se não me falharem as contas, considerando o peso do subsidio nos dois orçamentos, a Junta dá um subsidio 43.000% (quarenta e três mil porcento) acima do subsidio da Câmara.

Sem comentários:

Enviar um comentário